(Última edição: segunda, 9 Mai 2022, 11:19)

IMPACTOS DA COVID-19 NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE RORAIMA: UMA ANÁLISE QUALIQUANTITATIVA DOS BOMBEIROS ACOMETIDOS PELO VÍRUS SARS-CoV-2

CAROLINE DA SILVA FERNANDES[1]

KETOLLEN CARINE PINHEIRO SOUTO SOUSA[2]

RUIVAN DA SILVA SANTOS[3]

RESUMO

A doença COVID-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ocasionou um cenário pandêmico inesperado a nível mundial. A velocidade de disseminação do vírus e a necessidade do isolamento social, a fim de minimizar a propagação da doença em todo o país, trouxe a necessidade de argumentar a respeito dos profissionais que atuam diretamente com a população, incluso neste grupo os bombeiros militares. Diante desta perspectiva, questiona-se: quais os efeitos da pandemia de COVID-19 sobre o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima? Buscou-se neste trabalho demonstrar quais os impactos que a pandemia de COVID-19 gerou à Corporação no período de maio de 2020 a dezembro de 2021, através de um levantamento dos bombeiros da ativa acometidos pelo vírus SARS-CoV-2. Utilizou-se neste estudo uma abordagem qualiquantitativa e classificação exploratório-descritiva, com a utilização de levantamento bibliográfico e documental. Identificou-se que o número total de afastamentos no período pesquisado foi de 400, sendo 321 bombeiros infectados, os casos de reinfecção e bombeiros afastados sem testar positivo para COVID-19 justifica o número de afastamentos maior que o efetivo infectado. O período com maior número de afastamentos de bombeiros militares foram os meses de junho e julho de 2020, e janeiro de 2021. Medidas e protocolos como forma de prevenção à disseminação do vírus foram adotados na Corporação, no qual se mostraram eficientes. A importância da pesquisa está em mostrar a quantidade de afastamentos que houve em razão da doença COVID-19 e que a Corporação conseguiu implementar medidas eficazes no combate ao vírus, mesmo com todas as dificuldades e limitações, a missão de “Vida alheia e riquezas salvar!” continuou sendo exercida em prol da sociedade roraimense.

[1] Aluna do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Bombeiro Militar 2021. Bacharel em Farmácia-Bioquímica pela Faculdades Cathedral. Email: carolfernandesbm@gmail.com

[2]Aluna do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos Bombeiro Militar 2021. Bacharel em Fisioterapia pela Faculdades Cathedral e Pós graduada em Ortopedia e Traumatologia pela Faculdade Inspirar – Campus de Boa Vista/RR. E-mail: kcss36@hotmail.com.

[3]Capitão do Quadro de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar. Bacharel em Enfermagem pela Universidade Estadual de Roraima (UERR). Especializado em Saúde Pública pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) – Campus de Curitiba e Pós Graduado em Terapia Intensiva pela UNYEAD Educacional (UNYLEYA) – Campus Boa Vista. Email: ruivansss@hotmail.com

» Biblioteca Virtual do CBMRR