Batalhão Bombeiro Militar



Companhia de Combate a Incêndio - CCI


A companhia de Combate a Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima é responsável por diversos serviços de apoio à comunidade. Entre os principais se destacam:
Combate e incêndios em residências e estabelecimentos comerciais;
Combate a incêndio em veículos;
Combate a incêndios em terrenos baldios e florestais;
Captura de animais e insetos; e
Corte de árvores em situação de urgência.

Companhia de Atendimento Pré-Hospitalar - CEPH


A Companhia de Atendimento Pré-Hospitalar é a responsável por um dos principais serviços prestados à sociedade roraimense: o Resgate Urbano a Acidentados. A companhia dispõe de uma ambulância equipada com materiais de primeiros socorros e kit para desencarceramento de vítimas. Entre os principais serviços prestados à sociedade estão: Socorro a vítimas de acidentes de trânsito.

Companhia de Busca e Salvamento - CBS


A Companhia de Busca e Salvamento do CBMRR fica localizada no bairro Calungá. É responsável por diversos serviços de apoio à comunidade, entre os principais se destacam:
Busca de pessoas perdidas na mata;
Busca de afogados;
Busca de bens;
Salvamento em altura; e
Resgate de pessoas com apoio de aeronave.

Batalhão de Proteção Ambiemtal Bombeiro Militar



1ª CIA - Caracaraí




O primeiro registro de uma guarnição de serviço de combate a incêndio no município de Caracaraí foi feito no dia 21 de outubro de 1986. Naquela época, o comandante da Sub Secretaria de Combate a Incêndio, 2º SGT Lourenço registrou no livro de alterações diárias, a fundação da Secretaria, ocorrida no dia 03 de outubro e até o dia 20 nenhuma informação tinha sido registrada no livro. Já no dia 21 de outubro, os militares: 2º SGT PM Lourenço, CB PM J. Macedo e os soldados PM Brígido, S. Araújo e Linaldo assumiram o plantão de sobreaviso. O comandante justifica em sua parte diária da seguinte forma: “Por falta de elementos para comporem as guarnições normais de serviço, o sistema fica sendo, um elemento de permanência e dois de sobreaviso diariamente”.

2ª CIA - Rorainópolis




A 2 ª Companhia do Batalhão de Proteção Ambiental (Cia BPA), do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), foi instalada em Rorainópolis no dia 24 de julho de 2014. Inicialmente a Companhia recebeu 30 bombeiros pioneiros. Eles tiveram a missão de efetivar os primeiros serviços da Corporação no município como Combate a Incêndios, Resgate, Busca e Salvamento. Atualmente 29 militares desenvolvem os trabalhos na unidade. Os serviços são prestados à população do município, estimada em pouco mais de 27 mil habitantes, 24 horas por dia e podem ser solicitados diretamente pelo número 193.

3ª CIA - Pacaraima




Na manha de sexta-feira do dia 12 de dezembro de 2014, a população do município de Pacaraima recebeu efetivamente a instalação da 3ª Companhia do Batalhão de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. A solenidade foi realizada às 10h, na frente do Quartel da Polícia Militar de Pacaraima, onde funciona provisoriamente as instalações da Companhia. Desde essa data, a população de pouco mais de 11 mil habitantes, passou a contar com serviços de desencarceramento de vítimas, em apoio ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), combate a incêndio e ações relacionadas ao emprego da atividade de bombeiro. Antes da implantação da Companhia, as ocorrências de bombeiros que ocorriam na região, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) necessitava deslocar guarnições da capital com distancia de 212km, prejudicando o sucesso da missão. Desde a implantação da 3º CIA de bombeiros no município, o CBM passou a atuar com um tempo resposta adequado, e contribuindo para a defesa social da população.

Companhia de Busca e salvamento - CBS


A Companhia de Busca e Salvamento do CBMRR fica localizada no bairro Calungá. É responsável por diversos serviços de apoio à comunidade, entre os principais se destacam:
Busca de pessoas perdidas na mata;
Busca de afogados;
Busca de bens;
Salvamento em altura; e
Resgate de pessoas com apoio de aeronave.

Cambará - Posto Avançado


O Posto Avançado do Cambará fica localizado na Av. Jerusalém – bairro Cambará. A unidade presta atendimento à população que reside na zona oeste de Boa Vista a partir da Av. dos Imigrantes. Possui um caminhão de combate a incêndio com capacidade para 5 mil litros d´água e presta os seguintes tipos de atendimento à sociedade:
Combate a incêndio em residência, prédios comerciais, veículos, terrenos baldios e etc...
Captura de animais e insetos
Corte de árvores em caso de urgência

Quartel do Comando Geral - QCG


No dia 28 de abril de 2009 foi inaugurado no bairro Pricumã, o novo Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (QCG), situado na avenida Venezuela, próximo ao viaduto. Naquela ano, a Corporação contava com um efetivo de 298 bombeiros. Em 2015, o novo prédio completou seis anos com diversas conquistas e muitos desafios pela frente. Entre 1975 e 2009, o Corpo de Bombeiros atuou de forma improvisada em sua antiga sede no Centro de Boa Vista atrelada às instalações da Polícia Militar do Estado de Roraima. A Corporação necessitava de mais espaço para expandir seus serviços em razão de sua emancipação, ocorrida em 2001, e o aumento crescente das demandas da população. Com um projeto arrojado, orçado em mais de 4 milhões de reais, o sonho da sede própria foi concretizado na tarde daquele dia. A mudança das instalações foi celebrada com uma marcha da tropa saindo do antigo quartel rumo à nova sede. A mudança proporcionou maior comodidade aos militares, que passaram a contar com salas amplas para serviços administrativos, auditório para 300 pessoas sentadas, alojamentos para homens e mulheres de serviço, além da estrutura necessária para abrigar os serviços do Resgate e do caminhão de combate a incêndios, o ABT (Auto Bomba Tanque). Além de tudo isso, foi incluso no projeto do novo quartel uma torre de treinamentos de 29 metros de altura, que representa a estrutura de um prédio de seis andares. É no bairro Pricumã também que está localizada a Central de Operações do Corpo de Bombeiros, 193. É através dela que a Corporação recebe todas chamadas para atendimento de ocorrências de urgência e emergência. A Central funciona 24 horas por dia, durante sete dias da semana. Em razão do grande desgaste físico e psicológico dos militares que precisam lidar com situações extremas quase que diariamente, o Corpo de Bombeiros trabalhou incansavelmente para estruturar o seu Centro de Saúde. O Centro conta com uma ótima estrutura para trabalhos de fisioterapia, atendimento odontológico, exames clínicos e psicológicos destinados aos militares e seus dependentes. Atualmente a Corporação militar conta com quase 500 bombeiros e é comandada pelo coronel Edivaldo Cláudio Amaral.

Pelotão de Combate a Incêndio em Aeródromo - PCIA


O Pelotão de Combate a Incêndio em Aeródromo funciona no Aeroporto Internacional de Boa Vista Atlas Brasil Catanhede. Possui dois caminhões de Combate a Incêndio com capacidade para 5 mil litros d´água cada e dispões de um efetivo de serviço diário de oito bombeiros. Dentre as principais atividades do Pelotão estão:
Realizar intervenção em caso de acidentes dentro do aeroporto ou nas proximidades.
Realizar o combate a incêndios dentro da área do aeroporto ou nas proximidades.
Realizar a vistoria de equipamentos de combate a incêndio da estrutura do Aeroporto.
Capturar animais e insetos.