Barreira sanitária é instalada no Aeroporto Internacional de Boa Vista

22/03/2020 16:56    Acessos : 2094

Órgãos públicos do Estado e da esfera federal estão juntos montando barreiras sanitárias nos principais pontos de acesso ao Estado como medida de enfrentamento ao novo coronavírus.

A primeira barreira instalada foi no Aeroporto Internacional de Boa Vista, na manhã deste domingo, 22, já para atender durante a chegada dos passageiros nos voos do início da tarde.

Conforme explicou o comandante geral do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), coronel Jean Cláudio de Souza Hermógenes, um dos coordenadores da operação, foram instaladas mesas de atendimento para o preenchimento de um formulário sobre cada passageiro que desembarca.

São colhidas informações sobre a origem do passageiro, nome completo, endereço, telefone, se teve algum contato com alguém infectado pelo novo coronavírus e se apresentou sintomas. Os passageiros são orientados a permanecer em isolamento social por pelo menos 14 dias.

O início da operação foi discutido na manhã de sábado, 21, na sede da Vigilância Sanitária Estadual. Participaram da reunião representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil Estadual, Polícia Militar, Ministério Público Estadual, Vigilância Sanitária Estadual, Secretaria Estadual de Saúde, Agência de Defesa Agropecuária, Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Durante o encontro, foram definidas as ações, o planejamento de atuação de cada órgão envolvido e os pontos que serão monitorados efetivamente.

Segundo o comandante geral do CBMRR, além do Aeroporto, serão implantadas barreiras sanitárias na fronteiras do Estado com a Guiana e com a Venezuela, na divisa com o Amazonas e também na Rodoviária Internacional de Boa Vista.

Neste domingo à noite, a barreira funcionará na Rodoviária, nessa segunda-feira, 23, uma equipe com dez bombeiros se deslocará para o Jundiá, para iniciar os trabalhos de monitoramento no local.