Reunião discute o primeiro ciclo do calendário de queimadas de Roraima

Ficou definido o início do calendário de queimadas nesta quinta-feira (7) indo até o próximo dia 12 de fevereiro

08/01/2021 11:03    Acessos : 481

Integrantes do Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais se reuniram na manhã desta quinta-feira (7), no auditório do Corpo de Bombeiros, para discutir o primeiro ciclo do calendário de queimadas de Roraima.

Participaram representantes da Defesa Civil Estadual, Defesa Civil Municipal, Fermarh, Seapa, Iteraima, Aderr, Seplan e representantes dos brigadistas contratados pelo Estado.

Ficou definido o início do calendário de queimadas nesta quinta-feira (7) indo até o próximo dia 12 de fevereiro, nos municípios de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre, Amajari, Pacaraima, Uiramutã, Bonfim, Cantá e Boa Vista.

O diretor de Monitoramento e Controle Ambiental da Fermarh, Glicério Fernandes explicou que o calendário foi elaborado com base no monitoramento do clima e dos focos de calor em cada região do Estado.

“Hoje as condições climáticas nos permitem dar início ao primeiro ciclo do calendário de queimadas nos municípios do Norte do Estado. Vamos avaliar a situação dos demais municípios para liberar o calendário de queimadas posteriormente”, declarou.

O diretor executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Cleudiomar Ferreira, discorreu sobre as condições climáticas observadas pelos órgãos de monitoramento, e alertou para possibilidade do aumento da temperatura a partir da segunda quinzena de janeiro.

“A previsão para a segunda quinzena de janeiro é aumentar a possibilidade de incêndios florestais com o aumento da temperatura. Desde o dia 4 de janeiro o trabalho de mitigação de danos com a limpeza de cabeceiras de pontes vem sendo executado pelos brigadistas contratados pelo Governo do Estado”, ressaltou.

A próxima reunião do Comitê de Prevenção e Combate às Queimadas ocorrerá no dia 15 de Janeiro.