Corpo de Bombeiros Militar inicia Curso de Mergulho Autônomo de Segurança Pública

O Curso terá duração de 6 semanas e irá preparar mergulhadores para atuar em todo o Estado de Roraima

10/10/2016 20:08    Acessos : 891

Por: Macksuel Lopes
Fotos: Diego Ferreira

Participantes irão realizar simulados de salvamento nos principais rios e lagos, tanto da Capital como do Interior

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) iniciou na última segunda feira, dia 3, o Curso de Mergulho Autônomo de Segurança Pública (CMAut), que terá duração de seis semanas e conta com a participação de 22 bombeiros militares de Roraima e um do CBMAM (Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas).

O Curso terá carga horária de 270 horas/aula e os participantes, além das atividades práticas e teóricas, irão realizar simulados de salvamento nos principais rios e lagos, tanto da Capital como do Interior.

Os concludentes do curso receberão certificados internacionais concedidos pelo CBMRR através da agência norte americana ERDI (Emergency Response Diving International), agência voltada para a formação de profissionais da área segurança pública, treinando policiais, bombeiros e outras organizações em técnicas de busca e salvamento que se apliquem em qualquer ambiente submerso. Todos os membros do corpo docente do curso possuem certificação internacional.

“Como coordenador do curso e membro do corpo docente, temos o objetivo de formar militares mergulhadores capazes de atuar na busca, resgate e salvamento na água até a profundidade de 40 metros, com pouca ou nenhuma visibilidade, em rios característicos da região amazônica e corredeiras, de águas turvas, escuras e conforme necessário em mares e oceanos”, disse o Tenente Coronel Gewrly Batista, Diretor de Ensino, Instrução e Operação do CBMRR.

“O curso tem como justificava a necessidade de aumentar o efetivo de novos militares habilitados a realizarem mergulho para que possam fazer frente ao grande aumento das ocorrências de afogamento, acidentes com barcos afundados e também desenvolver treinamentos e de atividades com os novos equipamentos adquiridos este ano, bem como sua correta utilização proporcionando uma melhor qualidade no serviço prestado à sociedade”, explicou o Major Mario Turco, bombeiro mergulhador do CBMRR.

AFOGAMENTOS
Nos primeiros 8 meses deste ano, o CBMRR registrou mais de 25 ocorrências nos rios de todo o Estado. Somente a recuperação de corpos somam 10 atendimentos. Os casos mais recentes foram o de um homem que desapareceu no rio Caranã durante uma pescaria e o de outro que desapareceu durante uma travessia no rio Amajarí.