Corpo de Bombeiros Militar atua na prevenção nos balneários do Estado

Guarda vidas do Corpo de Bombeiros prestam serviço na Praia Grande e no Jardim das Copaíbas

01/11/2016 10:46    Acessos : 588

Por – Macksuel Lopes
Fotos: Divulgação

Devido ao aumento da temperatura nos últimos dias, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) retornou com o serviço de prevenção e guarda vidas nos balneários da capital.

Devido a quantidade de praias existentes, o CBMRR trabalha em parceira com outros órgãos de segurança pública, dividindo as áreas de atuação.

“Inicialmente ficamos responsáveis pela Praia Grande e Jardim das Copaíbas, enquanto os demais órgãos prestaram o serviço de prevenção nos demais balneários”, destacou o tenente coronel Anderson Carvalho, comandante do Batalhão Bombeiro Militar.

“Pela quantidade de banhistas nos balneários, trabalharemos com quatro militares na Praia Grande e dois militares no Jardim das Copaíbas. As duas guarnições estão equipadas com embarcações e equipamentos para primeira resposta em caso de algum princípio de afogamento”, completou.

O tenente coronel destacou ainda a importância do trabalho de conscientização que está sendo feito pelos guarda vidas. “Além de estarem preparados para atuar em caso de afogamento, os nossos guarda vidas estão realizando o trabalho de prevenção e conscientização com os banhistas, abordando sempre sobre os cuidados necessários durante o lazer nos balneários”, disse.

ATAQUE DE PIRANHAS NOS BALNEÁRIOS
Nos últimos dois finais de semana, alguns banhistas sofreram ataques de piranhas em balneários da capital. O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima informa que, apesar de não ser comum esse tipo de acontecimento, é natural que esses peixes ataquem quando estão com fome ou quando as pessoas se aproximam de locais de reprodução.

“Esses animais vivem em cardumes numerosos e são comuns na região amazônica, principalmente em águas barrentas como as nossas. Provavelmente devem estar se reproduzindo ou encontraram alguma fonte de alimento na região da praia do Caçari e da Polar. Recomendamos que os banhistas sigam as recomendações dos guarda vidas e que, momentaneamente, deixem de frequentar essas praias para evitar novos ataques”, disse o tenente coronel Anderson Carvalho.

CURSO DE GUARDA VIDA
A Diretoria de Ensino, Instrução e Operação (DEIOp) do CBMRR dará início no dia 5 de dezembro, a mais um curso de guarda vida para atender a demanda crescente no Estado.

Estão sendo ofertadas 30 vagas. 20 delas serão preenchidas por bombeiros militares, e as outras 10, foram oferecidas à Defesa Civil Municipal e ao Exército Brasileiro.

O treinamento terá duração de 14 dias, com previsão de encerramento no dia 19 de dezembro. O efetivo formado reforçará as equipes de serviço no verão 2016/2017.

ASCOM/DACRP/CBMRR