Biblioteca Virtual do CBMRR

Biblioteca Virtual do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima

Navegar usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | Todos

O

O ENDOMARKETING COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO À EXCELÊNCIA PROFISSIONAL NO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DE RORAIMA

(Última edição: segunda, 25 Abr 2022, 10:16)

ÁLEX BRUNO BRITO FIDELIS [1]

PABLO BOERI DE SOUZA [2]

ROSEANE ROQUE DOS ANJOS [3]

RESUMO

Considerando que as ações de endomarketing influenciam nos aspectos motivacionais, o presente artigo analisou junto aos militares do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), se o endomarketing funciona como instrumento de motivação à excelência profissional, estimulando, indiretamente, o exercício da profissão e sua percepção por parte dos bombeiros militares. Este artigo visou conceituar o endomarketing e sua aplicabilidade no contexto da segurança pública e do serviço bombeiro militar com as teorias motivacionais de Maslow e Herzberg. Buscou levantar dados relacionados à percepção dos bombeiros militares de Roraima sobre possibilidade de ascensão da carreira, oferta de capacitações profissionais e especializações, sobre estratégias de elogios e reconhecimento profissional, acerca dos investimentos em equipamentos e na melhoria da qualidade do serviço, sobre as relações interpessoais e resolução de conflitos relacionados ao trabalho, disponibilização e acesso aos serviços de saúde e atividades de lazer oferecidas pela corporação e sobre a preocupação com a qualidade de vida dos bombeiros militares. Este estudo é de abordagem qualitativa e quantitativa e de natureza aplicada. Quanto aos procedimentos, foi um estudo de caráter de pesquisa bibliográfica e de levantamento, pois utilizou pesquisas bibliográficas e aplicação de questionário para fundamentações e obtenção de dados. Quanto aos objetivos, foi um estudo explicativo. Os resultados mostram que, de modo geral, os bombeiros militares concordam e percebem a existência dessas ações, porém, nota-se uma variação dessa percepção entre os níveis hierárquicos, quanto maior no nível hierárquico, maiores são os índices de percepção das ações de endomarketing e, em consequência disso, mais motivados estes militares estarão.

[1] Aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. E-mail:alex.fidelis@bombeiros.rr.gov.br

[2] Aluno do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, Tecnólogo em Gestão Ambiental. E-mail:pablo.souza@bombeiros.rr.gov.br

[3] Major do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Bacharel em Sistema de Informação. E-mail: roseane.anjos@bombeiros.rr.gov.br