Corpo de Bombeiros realiza formatura especial alusiva ao 16º aniversário de emancipação com promoção de oficias e praças da corporação

Solenidade será realizada no Quartel do Comando Geral e 20 militares serão promovidos na última formatura do ano

19/12/2017 11:55    Acessos : 722

Por – Samuel Bento
Fotos – Arquivo ASCOM/CBMRR

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) encerra seus eventos oficiais de 2017, com uma formatura especial na tarde desta terça-feira (19), às 17h, no Quartel do Comando Geral, localizado na Avenida Venezuela, próximo ao viaduto Perry Lago, bairro Pricumã.

A solenidade marca o 16º aniversário de emancipação da Corporação da estrutura da Polícia Militar de Roraima (PMRR), ocorrida em dezembro de 2001. Onde ocorrerá a promoção de mais dois novos Oficiais Superiores, oito 2º Tenentes, nove Sub Tenentes e um primeiro Sargento, ao total 20 militares serão agraciados com a última promoção do ano.

Atualmente o CBMRR possui oito postos de serviços na capital e no interior e atua com um efetivo de 449 bombeiros militares, sendo 373 homens e 76 mulheres, destes, 20 militares ainda são nobres precursores do Bombeiro Orgânico, oriundos do antigo Território Federal de Roraima e os demais 431 são militares estaduais, servidores públicos empossados mediante provimento em concurso público.

Inicialmente as atividades de bombeiro militar foram criadas como elemento de execução da Polícia Militar do Ex-Território Federal de Roraima, pela Lei nº 6.270 de 26 de novembro de 1975 e regulamentada pelo Decreto nº 79.108 de 11 de janeiro de 1977.

Durante seus 16 anos de emancipação, o CBMRR esteve sobe o Comando dos Coronéis Edivaldo Cláudio Amaral, primeiro comandante que se manteve por quatro anos no comando da corporação, de 2001 a 2004; Seguido pelo Coronel Paulo Sérgio Santos Ribeiro, oficial que esteve à frente das ações de bombeiros por mais tempo na história da emancipação, de 2004 a outubro de 2010, totalizando seis anos como comandante geral; Na sequencia assume como comandante o Coronel Manoel Leocádio de Menezes, que permaneceu de 2010 até março de 2014; tendo sido substituído pelo Coronel Alexon Sueide Rabelo Mamed, permanecendo no comando por nove meses naquele ano.

Num feito histórico, assume o comando da corporação o Coronel revertido da Reserva Remunerada, Edivaldo Cláudio Amaral, tornando-se o primeiro comandante a assumir por duas vezes o comando da corporação. Sua permanência no cargo durou até março de 2017; quando então, pela primeira vez à frente da corporação assume um Oficial Estadual, formado na Academia de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Pará em 2003, o coronel Doriedson Silva Ribeiro, tendo como Subcomandante Geral o Coronel Jean Cláudio de Souza Ermógenes, ambos nomeados pela governadora do estado, a excelentíssima senhora Suely Campos.

SOLENIDADE
No ato solene será assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria Estadual de Educação e Desporto (SEED) e o CBMRR para a gestão compartilhada da Piscina Olímpica do Totozão e Termo de Cessão para instalação do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros na Escola “CEIB – 31 de Março”.

Além da formatura, será registrado um feito inédito, quando pela primeira vez na história da emancipação a Guarda-Bandeira será composta totalmente por militares do sexo feminino. Elas terão a responsabilidade em conduzir a Bandeira Nacional, a Bandeira do Estado e o Estandarte do CBMRR sob a guarda de um pelotão de soldados também do sexo feminino.

A composição da guarda bandeira e porta estandarte simbolizam o Pavilhão Nacional, um grupamento específico de militares que tem a responsabilidade de conduzir a bandeira do Brasil, bandeira do Estado e Estandarte da Corporação em solenidades oficiais das instituições militares.

ASCOMCBMRR