QUARTEL ESCOLA - Corpo de Bombeiros Militar realiza formatura de inauguração do Centro de Ensino, Instrução e Pesquisa na Escola 31 de Março e entrega viaturas e materiais operacionais.

Além da inauguração e entrega de materiais a Corporação recebeu equipamentos de salvamento aquático e ambulâncias para os serviços de atendimento pré-hospitalar.

18/06/2018 14:21    Acessos : 624

Por – Heldeliano Arrais
Fotos – Diego Ferreira

Na manhã desta segunda-feira, dia (18) às 10hs, o Governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) realizou formatura geral alusiva à inauguração do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros (CEIB), que passou a funcionar na antiga Escola 31 de Março. A solenidade foi realizada na quadra poliesportiva da escola, localizada a Rua Fábio Magalhaes, nº 230, no bairro 31 de Março.

Durante a cerimonia foi realizado a entrega de viaturas, materiais e equipamentos provenientes de emendas parlamentares, legado dos serviços prestados a Força Nacional, bem como, dos recursos oriundos do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (FREBOM) e do convênio firmado com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), que irão melhorar o serviço prestado a população e proporcionar mais segurança durante o serviço diário executado pelos bombeiros militares na capital e no interior do Estado.

A escola que estava desativada desde 2015 passará a se chamar Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros 31 de Março (CEIB – 31 DE MARÇO) e será um Quartel Escola do Corpo de Bombeiros, onde serão desenvolvidas as atividades voltadas para a formação, aperfeiçoamento e especialização de bombeiros, que além de proporcionar um espaço de treinamento e de produção técnico-científico para os militares, também passa a dispor das novas instalações para a promoção de cursos externos, desenvolvidos e ofertados pela instituição junto à população roraimense.

Após três anos desativada a nova sede do CEIB – 31 DE MARÇO, também vai funcionar como um Centro Complementar das atividades do Projeto ‘Bombeiros na Escola’ e as atividades de docência, instrução e pesquisa permanecerão interligadas diretamente as normas e diretrizes vigentes e adotadas pela Academia de Policia Integrada Coronel Santiago (APICS/RR), que atualmente é a entidade receptora de todos os cursos realizados pelas instituições de Defesa Social e de Segurança Pública do Estado de Roraima.

O comandante Geral do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, destacou que a cessão e revitalização da escola para receber as atividades de bombeiros vai proporcionar um avanço estrutural para corporação e de aproximação com a sociedade roraimense. “Costumo dizer que o corpo de bombeiros é um patrimônio do povo de Roraima. Com o empenho da governadora Suely Campos em proporcionar um espaço para direcionar os treinamentos técnico-profissionais aos militares, a sociedade só tendem a ganhar com o investimento, uma vez que estaremos cada vez mais próximo do cidadão com a presença da atividade de instrução de bombeiro no bairro 31 de Março”, finalizou o comandante, Coronel Doriedson.

INFRAESTRUTURA
A Escola Estadual 31 de Março foi inaugurada em 12 de setembro de 1977 e estava desativada desde 2015. Com o empenho da atual gestão da governadora Suely Campos a escola passou por uma revitalização durante o segundo semestre de 2017 com recursos próprios do Estado e passará a ser um Quartel Escola e a nova sede da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (DEIP/CBMRR). Com as benfeitorias prediais, além dos reparos e pintura geral, foram revitalizadas seis salas de aulas, um auditório, dois alojamentos, sendo um masculino e outro feminino, o setor administrativo, o pátio e o refeitório, bem como foram realizadas melhorias na infraestrutura da quadra poliesportiva já existente.

VIATURAS E MATERIAIS
Durante o ato solene de inauguração serão entregues 02 (duas) Pick-Up Ford Ranger para o serviço operacional da Corporação, um legado de reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelos bombeiros militares cedidos para servirem na Força Nacional de Segurança durante os anos de 2015 a 2016. Bem como serão entregues os seguintes materiais e equipamentos provenientes dos recursos do FREBOM e INFRAERO: 02 (duas) Ambulâncias, que passarão a otimizar os serviços da Companhia de Atendimento Pré-Hospitalar, além de 236 Rádios de Comunicação (HT) com Tecnologia Digital, 2 Desencarceradores Hidráulicos, 4 Conjuntos de Estabilização Veicular em “V”, com capacidade de suportar uma carga máxima de até 6,5 toneladas.

EMENDAS PARLAMENTARES
Por meio de aportes suplementar do Deputado Federal Dr. Hiran Gonçalves, a instituição vai receber 02 Motores de Popa com potência de 15 HP e 03 Motos Aquáticas (Jet Ski) com carretas reboque para transporte dos bens, que vão incrementar mais ainda os aparatos necessários para o sucesso das atividades de Busca e Salvamento Aquático do CBMRR. A emenda parlamentar da Deputada Estadual Ângela Águida Portela, proporcionou a aquisição de 05 Câmeras GoPro; 12 microfone sem fios para uso nas ações do projeto ‘Bombeiros na Escola’, bem como, 15 Conjuntos de Aproximação; 10 Boldrier e Freio 8 de Salvamento em Altura, para salvamento nas mais diversas áreas de atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima.

INVESTIMENTOS DO ESTADO
Nos últimos três anos, o Governo do Estado de Roraima investiu mais de R$ 8.582.549,40 na compra de equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima. Foram adquiridos dois caminhões de combate a incêndio, quatro ambulâncias de resgate, quatorze caminhonetes para salvamento, cinco viaturas administrativas, mais de 200 Conjuntos de Aproximação, 85 computadores, além de diversos materiais de combate a incêndio, salvamento e resgate.

DACRP/CBMRR