CERIMÔNIA MILITAR - Corpo de Bombeiros realizou Formatura Geral de Promoção de Oficiais e Praças em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro e de enceramento do Curso de Formação de Soldados 2018

Além da incorporação de mais 83 novos soldados combatentes, também foi assinado o Termo de Cooperação Técnica ente a Polícia Civil e o CBMRR, para o desenvolvimento de projetos e atividades de interesse comum às instituições.

07/07/2018 15:18    Acessos : 2402

Por: Heldeliano Arrais
Fotos: Diego Ferreira

Na manhã deste sábado, dia (07), às 08hs, o Governo do Estado por meio do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) realizou formatura geral alusiva à cerimonia de promoção de oficiais e praças da Corporação. A solenidade ocorreu no Quartel do Comando Geral do CBMRR com o encerramento do Curso de Formação de Soldados (CFSd/BM 2018), e a promoção de mais 83 novos soldados combatentes que atuarão na capital e no interior do Estado.

A cerimonia de promoção é um ato administrativo previsto no calendário regulamentar da Corporação e é referente ao dia 02 de julho, data em que é comemorado o Dia do Bombeiro Brasileiro. O ato solene também marcou o término do CFSd/BM 2018, que iniciou em janeiro deste ano e teve um período mínimo de seis meses de formação, e proporcionou a incorporação de mais 71 homens e 12 mulheres nos quadros de recursos humanos da instituição.

Durante a cerimônia também foi celebrado o Acordo de Cooperação Técnica entre o CBMRR e a Polícia Civil de Roraima, com vistas a implantação e ao desenvolvimento do laboratório de genética forense da PCRR, nas instalações da Corporação. Bem como, foi realizado o descerramento do busto revitalizado do Ex Governador de Roraima, Brigadeiro Ottomar de Sousa Pinto, que adorna a entrada principal do Comando Geral do CBMRR.

Para o Comandante Geral do CBMRR, Coronel Doriedson Ribeiro, o ato de promoção dos bombeiros reafirma a política de valorização profissional que é um dos princípios da atual gestão do Governo do Estado. “Sempre foi dito pela Excelentíssima Senhora Governadora Suely Campos que deveríamos valorizar nossos profissionais, dando-lhes melhores condições de trabalho e ascensão profissional. Desde 2015, mais de 400 bombeiros militares foram promovidos o que significa comprometimento e o respeito do Governo do Estado com os Bombeiros Militares de Roraima”, frisou o Coronel Doriedson Ribeiro.

O CBMRR adota três datas no calendário anual de promoções, a primeira ocorre em 22 de Março, data em que é celebrado o Dia Mundial da Água, principal agente extintor utilizado pelos bombeiros no combate às chamas. E as demais datas do calendário de promoção ocorrem em 02 de julho (Dia do Bombeiro Brasileiro) e a última em 19 de dezembro, data em que é celebrada a emancipação do CBMRR do quadro de recursos humanos da Polícia Militar de Roraima, ocorrido em 2001.

CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS
Ao longo de seis meses do CFSd/BM 2018 os novos bombeiros militares passaram por vários tipos de treinamentos, com disciplinas teóricas e práticas que envolveram as capacidades físicas e psicológicas na preparação do profissional bombeiro militar.

O curso que iniciou em 02 de janeiro, teve uma grade curricular com 24 disciplinas, totalizando um período de 1.100 horas aulas, o que corresponde a 180 dias de instruções e atividades inerentes ao serviço bombeiro militar como a prática de Educação Física e Desportos Bombeiro Militar, Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar, Técnicas e Táticas de Salvamento Aquático, Combate a Incêndio Urbano e Florestal, Salvamento Terrestre, Veicular e em Altura, além de Técnica de Busca e Resgate em estruturas Colapsadas dentre outras disciplinas que contemplam o cotidiano da profissão.

Os novos Bombeiros Militares serão empregados imediatamente, por determinação da Governadora do Estado, na Operação Inverno 2018, que tem por objetivo auxiliar as famílias afetadas pela grande quantidade de chuvas e pelas cheias do Rio Branco em todos os municípios de Roraima.

EFETIVO
O CBMRR conta hoje com um efetivo de 535 Bombeiros na ativa, que atuam diariamente como agentes de segurança pública e de defesa social em prol do Estado de Roraima. Deste total, 515 são militares estaduais e 20 são oriundos do Ex-Território Federal. Ao todo, o CBMRR conta com 446 homens e 89 mulheres distribuídos nos 8 postos de atuação, sendo 5 destes na capital Boa Vista e 3 no interior do Estado, por meio das três Companhias do 2º Batalhão de Proteção Ambiental, sediados nos municípios de Caracaraí, Rorainópolis e Pacaraima.

No triênio de 2015 a 2018, foram promovidos mais de 400 Bombeiros Militares para os mais variados postos e graduações do CBMRR, incluindo a promoção dos primeiros oficiais estaduais, do quadro combatente, ao posto de Coronel, a exemplo do atual Comandante Geral, Coronel Doriedson Ribeiro, assim como as promoções ao último posto do oficialato combatente de duas primeiras bombeiras militares, Coronel Vanísia Sousa Santos e Coronel Keissyanna Coelho Barbosa Nunes.

DACRP/CBMRR