BOMBEIROS NA ESCOLA - Corpo de Bombeiros realizou a 12ª edição do projeto na Escola Estadual Monteiro Lobato

Toda a comunidade escolar é envolvida com palestras e temáticas de prevenção aos acidentes domésticos, ao uso de drogas ilícitas e de Defesa Civil.

27/07/2018 21:10    Acessos : 604

Por: Heldeliano Arrais
Fotos: Diego Ferreira

Entre os dias 25 e 27 deste mês, o CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) realizou a 12ª edição do Projeto Bombeiros na Escola, na Escola Estadual Monteiro Lobato. Além da programação com atividades continuadas, ministradas e desenvolvidas pelos bombeiros com foco na prevenção e na interação com a população civil por meio das escolas da rede públicas, foi realizado do dia 26, uma gincana com os alunos para a arrecadação de recipientes de vidros para o armazeno de leite materno.

A gincana ocorreu em referência ao dia 1º de Agosto, data em que é celebrado o Dia Mundial da Amamentação e com o objetivo de prover a demanda de recipientes para manter o estoque de leite da Casa da Gestante, localizada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, no bairro São Francisco. Em um dia, os alunos arrecadaram 19 frascos de vidros, que vão receber o tratamento adequado de esterilização para posterior utilização no armazenamento de leite materno do Banco de Leite local.

A equipe de alunos do 9º ano venceu as atividades da gincana e foi premiada com ingressos cortesias para assistirem a qualquer seção de filmes, conforme a censura e faixa etária em exibição no Cinema do Roraima Garden Shopping, até o dia 31 de julho. A única regra da gincana consistiu no critério em que os recipientes para armazenagem do leite materno deveriam ser de vidros e as tampas poderiam ser de plástico, como os potes de maionese, café solúvel, azeitonas, doces etc.

O CBMRR participa efetivamente das atividades do aleitamento materno por meio do “Projeto Amigo do Peito”, onde uma equipe de bombeiros adota uma rota diária de visitas e coletas do alimento infantil na residência das mães doadoras e voluntárias, com o propósito de manter o aumento do volume de leite coletado e distribuído a recém-nascidos prematuros e de baixo peso em Roraima.

O projeto ‘Bombeiros na Escola’, idealizado pelo CBMRR é uma ação do Governo do Estado realizado em parceria com a Setrabes (Secretaria de Estado do Trabalho e Bem-Estar Social) e da Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), com atividades continuadas, ministradas e desenvolvidas pelos bombeiros com foco na prevenção e na interação com a população civil através das escolas da rede pública de ensino estadual.

As edições do projeto Bombeiros na Escola além de promoverem uma programação que atende o corpo docente e discente, toda a comunidade escolar é envolvida com palestras e temáticas de prevenção aos acidentes domésticos, ao uso de drogas ilícitas e de Defesa Civil (risco de desastres). Além das temáticas sociais e comportamentais, como higiene bucal e aplicação de flúor, práticas cívicas e atividades que envolveram os serviços técnicos do CBMRR como, por exemplo, a capacitação por meio de instrução aos funcionários da escola, no que tange a prevenção de incêndio e evacuação no caso de sinistros.

DACRP/CBMRR