RESPOSTA EFICIENTE - Orientações repassadas pelo número 193 ajudaram a salvar dois bebês neste fim de semana

Orientações repassadas por telefone de emergência do CBMRR auxiliaram pais a fazer primeiros socorros

20/08/2018 10:34    Acessos : 421

Por: Heldeliano Arrais
Foto: ASCOM/CBMRR

A Companhia de Operações e Comunicações de Bombeiros (COCB), responsável por gerenciar o canal de emergência 193 do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima com a comunidade, recebeu na noite do último sábado, 18, duas chamadas para atendimento de ocorrências envolvendo obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) e ajudou a salvar dois bebês.

As ocorrências foram registradas por volta das 20h40 e 21h30. Segundo informado pelos pais, os bebês apresentavam complicações durante a amamentação e aparentavam estar se afogando com o líquido e com dificuldades de respiração.

O plantonista da COCB, soldado bombeiro Gabriel Oliveira, acionou a ambulância do RUA (Resgate Urbano a Acidentados) e repassou, por telefone, orientações com as técnicas de socorro para os pais dos recém-nascidos. Essa ação foi fundamental para a sobrevivência das crianças até a chegada da unidade de resgate aos endereços delas.

No primeiro atendimento, o pai de um bebê de dois meses estava desesperado e informou que a criança tinha dificuldade para respirar. O atendente o tranquilizou e orientou a manter calma. Depois, conduziu todos os procedimentos, direcionando passo a passo a aplicação das técnicas usadas para a desobstrução das vias aéreas em recém-nascidos. O choro do bebê foi ouvido pelo bombeiro logo em seguida, indicando o sucesso da ação. A unidade de resgate chegou ao local em quatro minutos e levou a criança à maternidade, para atendimento médico especializado.

O segundo bebê a ser atendido tem apenas 18 dias de nascimento. Ele se engasgou no momento da amamentação. O caso exigiu atenção especial. As orientações para salvamento foram repassadas para a mãe do recém-nascido. Com o choro do bebê, o soldado constatou êxito também neste caso. Mãe e filho receberam ainda apoio da equipe da ambulância do Resgate Urbano, que retornava da primeira ocorrência.

DACRP/CBMRR