ESTIAGEM - CBMRR e Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil discutem plano de ação e lançam calendário de capacitação

Capacitação vai ocorrer durante uma semana, com carga horária de 80h/a e vai atender a todos os municípios de Roraima

18/09/2018 13:40    Acessos : 906

Por: Heldeliano Arrais
Fotos: Ascom/CBMRR

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) definiu na manhã desta quarta-feira (22) o plano de capacitação do curso de Assistente de Proteção e Defesa Civil, que vai ocorrer a partir da próxima segunda-feira, dia 27. O encontro contou com a participação de militares da Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil.

A reunião teve como pauta a definição do calendário e plano de ação do Curso de Formação e Capacitação de Produtores Rurais e Munícipes, que vai habilitar o candidato que concluir o curso a exercer a função de Assiste de Proteção e Defesa Civil.

Para o comandante Geral do CBMRR, coronel Doriedson Ribeiro, o Curso de Formação e Capacitação vai permitir efetivar brigadistas em cada município para atuarem continuamente como Assistente de Proteção e Defesa Civil sempre que convocados. “Vamos viabilizar parcerias com as prefeituras municipais para que os produtores rurais e os munícipes tenham condições de participarem do curso e manter um cadastro atualizado de pessoas capacitadas como agentes de Proteção e Defesa Civil para que possam ser empregados sempre que ocorrer uma Situação de Emergência, seja em decorrência do inverno ou no período de estiagem”, pontuou o coronel Doriedson.

GRADE CURRICULAR – Um dos pontos principais abordados na reunião foi sobre a proposta da grade curricular que possui um total de 80 horas/aulas, com disciplinas de noções de proteção e defesa civil, de gestão de risco e desastres, com ênfase nas práticas operacionais das fases de prevenção.

Além disso, será abordada preparação, resposta e reconstrução, decorrentes de eventos climáticos extremos e também vai possibilitar manter um planejamento modular, permitindo que posteriormente, haja complementação de carga horária com disciplinas específicas para a obtenção de certificado de bombeiros civis, complementando todos os módulos e cargas horárias exigidas por lei.

CADASTRO – Além do calendário de realização dos Cursos, está sendo feito o recadastramento e atualização dos brigadistas e bombeiros civis em cada município, para que possa realizar a convocação para treinamento quando necessário e que estes possam participar do curso conforme calendário do CBMRR e que estejam aptos para atuarem como Assistente de Proteção e Defesa Civil de acordo com as diretrizes prevista em lei.

Fique atento ao calendário dos cursos:

MUNICÍPIO/PERÍODO/VAGAS

São Luiz De 27 de agosto a 01 de setembro - 60
Vila Moderna (São Luiz) De 27 de agosto a 01 de setembro - 60
São João da Baliza (sede) De 03 a 08 de setembro - 60
Caroebe (sede) De 10 a 15 de setembro - 60
Vila Entre Rios (Caroebe) De 17 a 22 de setembro - 60
Rorainópolis De 24 a 29 de setembro - 60
Caracaraí De 24 a 29 de setembro - 60
Iracema De 01 a 06 de outubro - 60
Mucajaí De 01 a 06 de outubro - 60
Alto Alegre De 08 a 13 de outubro - 60
Amajarí De 15 a 20 de outubro - 60
Pacaraima De 22 a 27 de outubro - 60
Cantá De 29 outubro a 03 de novembro - 60
Bonfim De 05 a 10 de novembro - 60
Normandia De 12 a 17 de novembro - 60
Boa Vista De 19 a 24 de novembro - 60

DACRP/CBMRR