ANIVERSÁRIO - Corpo de Bombeiros realizou formatura especial alusiva ao 17º aniversário de emancipação com promoção e encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais

Solenidade foi realizada no Quartel do Comando Geral e oito militares foram promovidos na última formatura do ano.

21/12/2018 14:17    Acessos : 597

Por: Heldeliano Arrais
Fotos: Diego Ferreira

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR) encerrou seus eventos oficiais em 2018, com uma formatura especial na manhã desta sexta-feira (21), às 08hs, no Quartel do Comando Geral, localizado na Avenida Venezuela, bairro Pricumã. A solenidade marcou o 17º aniversário de emancipação da Corporação da estrutura orgânica da Polícia Militar de Roraima (PMRR), ocorrida em 19 de dezembro de 2001.

O ato solene ficou registrado como a primeira formatura geral sob o comando do Coronel Jean Cláudio de Souza Hermógenes, novo Comandante Geral do CBMRR tendo como Subcomandante o Coronel Anderson Carvalho de Matos. A solenidade foi presidida pelo Vice Governador eleito Frutuoso Lins Cavalcante Neto e durante a cerimonia ocorreu o encerramento do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO/2018), para 13 Capitães, além da promoção de 8 oficiais, que nesta data, completam 29 anos e 6 meses de efetivo serviço prestados a instituição.

Atualmente o CBMRR possui oito postos de serviços na capital e no interior e atua com um efetivo de 535 bombeiros militares, sendo 446 homens e 89 mulheres. Destes, 18 militares ainda são nobres precursores do Bombeiro Orgânico, oriundos do antigo Território Federal de Roraima e os demais 517 são militares estaduais, servidores públicos empossados mediante provimento em concurso público.

Inicialmente as atividades de bombeiro militar foram criadas como elemento de execução da Polícia Militar e sempre existiram em defesa da sociedade roraimense, pois o histórico da Corporação está diretamente vinculado à Criação da Guarda Territorial, datada de 1943, que até a criação da Policia Militar de Roraima (PMRR), foi o órgão responsável pela segurança da sociedade, onde já se incluía os serviços de bombeiros em resposta a população de Boa Vista.

Durante seus 17 anos de emancipação, o CBMRR passo pelo Comando dos Coronéis Edivaldo Cláudio Amaral, de 2001 a 2004; Coronel Paulo Sérgio Santos Ribeiro, de 2004 a 2010; Coronel Manoel Leocádio de Menezes, de 2010 a 2014; Coronel Alexon Sueide Rabelo Mamed, que permaneceu por nove meses do ano de 2014 e num feito histórico, assume o comando da corporação o coronel revertido da Reserva Remunerada, Edivaldo Cláudio Amaral, tornando-se o primeiro comandante a assumir por duas vezes o comando da corporação de 2015 a 2017; quando então, pela primeira vez à frente da corporação assume um Oficial Estadual, o coronel Doriedson Silva Ribeiro, que permaneceu no cargo até 11 de dezembro do em curso.

ACI/DACRP/CBMRR