GRADUAÇÃO - Corpo de Bombeiros realiza formatura de 30 novos sargentos

Essa é a primeira turma de sargentos formados no novo Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros – CEIB 31 de Março

25/01/2019 19:49    Acessos : 778

Por: Heldeliano Arrais
Foto: Diego Ferreira

Com objetivo de garantir ascensão funcional e manter a qualificação continuada dos militares do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), a Corporação realizou nesta sexta-feira, dia 25, no auditório do Comando Geral, a solenidade de conclusão do CFS/BM (Curso de Formação de Sargentos) 2019.

O curso técnico profissional foi realizado nas novas dependências do Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros 31 de Março, localizado no bairro de mesmo nome. O curso teve uma carga horária mínima de 1.450 horas/aula, que corresponde a seis meses de instruções, onde os militares passaram por diversos treinamentos, incluindo aulas teóricas e práticas, treinamento físico e psicológico, além de uma grade curricular diversificada envolvendo disciplinas específicas e complementares inerentes a profissão de bombeiro militar.

A turma CFS/BM 2019 representa o primeiro curso de sargentos realizado nas novas dependências do CEIB – 31 de Março. Ao total são 30 militares concluintes, sendo 24 homens e 6 mulheres que estão aptos a serem promovidos a graduação de 3º Sargento, o que possibilitará a ascensão funcional até a patente de subtenentes combatentes da Corporação.

Para o comandante Geral do CBMRR, Jean Cláudio, o curso teve uma proposta curricular que qualificou o profissional com competências e habilidades exigidas nas áreas administrativa e operacional correspondente a graduação de sargento.

“Esse é o primeiro passo na carreira dos novos graduados, tornando-os aptos para exercerem suas funções comprometidos com a Segurança Pública e Defesa Social, bem como é uma concretização da valorização dos recursos humanos da corporação para atender as solicitações da sociedade roraimense junto ao Corpo de Bombeiros”, destacou o comandante Geral.

O CURSO – Conforme o PPP (Projeto Político Pedagógico) do CFSBM/2019, o curso foi distribuído em quatro módulos e contou com uma equipe administrativa, pedagógica e técnica preparada, além de um corpo docente composto exclusivamente por militares.

Todas as atividades de docência, instrução e pesquisa estiveram interligadas diretamente as normas e diretrizes vigentes e adotadas pela Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), que atualmente é a entidade receptora de todos os cursos realizados pelas instituições de Defesa Social e de Segurança Pública do Estado de Roraima.

Depois de formados, os 3º sargentos estarão aptos a desenvolver funções operacionais e administrativas voltadas ao planejamento institucional e melhor utilização de recursos humanos na capital e no interior, bem como aumentará o nível de responsabilidade dentro da Corporação.

ACI/DACRP