BRIGADISTAS - Corpo de Bombeiros forma 1ª turma com agentes municipais de Boa Vista

Participaram do curso agentes públicos integrantes da SMST, Guarda Civil Municipal e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa CiviL

04/02/2019 15:14    Acessos : 654

Por: Heldeliano Arrais
Foto: Diego Ferreira

O CBMRR (Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) realizou nesta segunda-feira, dia 4, a formatura geral de conclusão do Curso de Formação de Brigadistas para Combate e Prevenção de Incêndios Florestais e Urbanos. Esta é a primeira turma de 2019, composta por 26 agentes públicos integrantes da SMST (Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito), Guarda Civil Municipal e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

A capacitação habilita os concluintes para atuarem em apoio aos bombeiros militares como brigadistas durante o período de estiagem. Após a certificação, os novos brigadistas estão aptos para a atuarem em ocorrências envolvendo incêndios. Eles também poderão dar suporte aos bombeiros militares com guarnições extras de combate a incêndios florestais no perímetro urbano e rural de Boa Vista.

O curso foi realizado entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro no Centro de Ensino e Instrução de Bombeiros 31 de Março. A carga horária é de 76 horas/aula com uma grade curricular composta por disciplinas práticas e teóricas envolvendo conhecimentos de técnicas e táticas para atuação frente a eventos adversos e desastres naturais climatológicos. O curso enfatiza o combate e a prevenção de incêndios florestais e urbanos, além de técnicas de emergência pré-hospitalar, conforme prevê a Lei Complementar (LC) nº 265 de 07 de fevereiro de 2018.

Para o comandante Geral dos Bombeiros e coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Jean Cláudio, a formação da primeira turma de 2019 é o marco inicial de retomada do calendário de capacitação de brigadistas, que tem por objetivo o fortalecimento do sistema municipal de proteção e defesa civil em todos os municípios do Estado.

“Com a intensificação das mudanças climáticas, a frequência de eventos climáticos extremos cada vez maiores, a gestão da Defesa Civil está focada no planejamento para atuação frente aos incêndios florestais e principalmente, visando à capacitação de brigadistas para atuarem nesses sinistros nos ecossistemas em todo o Estado”, salientou o comandante Geral do CBMRR.

Em 2018 a Defesa Civil Estadual teve um alcance de 12 municípios atendidos com o Curso de Brigadistas e 1.120 alunos certificados. Para este ano o CBMRR está focado no planejamento das ações de Proteção e Defesa Civil para que todos os municípios do Estado sejam atendidos com a programação de cursos.

A capital Boa Vista está sendo a primeira contemplada com o curso com o intuito de minimizar os efeitos nocivos para a população e a degradação do meio ambiente, ocasionado pela prática de queima irregular que cresce significativamente no perímetro urbano e rural de Boa Vista, no primeiro mês do ano.

ACI/DACRP