DADOS 2018 - Corpo de Bombeiros divulga panorama de emergência dos atendimentos em 2018

Os dados se referem a atendimento pré-hospitalar, salvamento, combate a incêndio, serviços técnicos e programas sociais desenvolvidos pela Corporação

07/02/2019 14:59    Acessos : 616

Por: Heldeliano Arrais
Fotos: Ascom/CBMRR

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) divulgou esta semana, o cenário de emergência referente aos serviços prestados à população roraimense em 2018.

Esses dados contemplam desde as atividades de atendimento emergencial, solicitadas via canal de atendimento com a população pelo número telefônico 193, como as ações sociais, de prevenção, serviços técnicos e atividades cívico-militar desenvolvidas pelos programas sociais “Amigos do Peito e Bombeiros na Escola”.

Durante 2018, o CBMRR atendeu 1.398 ocorrências de combate incêndio em todo o Estado, sendo que deste total, 110 ocorrências referem-se ao combate a incêndio em residência, 93 em estabelecimentos comerciais, 490 em terrenos baldios e as demais se referem a outras ocorrências de incêndio atendidas pela Corporação.

No cenário de emergência, os dados apontam 4.752 registros de atendimento pré-hospitalar, que correspondem ao pronto atendimento das equipes de socorristas das unidades de resgate da Capital e do Interior, tanto nos atendimentos de primeiros socorros às vítimas de casos clínicos e de traumas.

O índice de ocorrências envolvendo acidentes automobilísticos representa um total de 900 atendimentos das ocorrências com suporte básico de vida realizados pelos bombeiros socorristas.

Dentre inúmeras outras ações de resgate e salvamento, o CBMRR também registrou um total de 41 atendimentos de afogamentos sem vítimas fatais e 25 recuperações de corpos em meio líquido, além de 45 resgates de pessoas perdidas em regiões de matas no Estado.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que faz parte da estrutura orgânica da Corporação contabilizou total de 65 vistorias realizadas durante a vigência da Operação Roraima Verde 2018, além de 801 combate a incêndios florestais em todo o Estado. Também proporcionou a certificação de 1.120 novos munícipes com o Curso de Formação de Brigadistas para o combate e prevenção de incêndios florestais e urbanos, para atuarem como pronta resposta aos municípios de Roraima.

Como instituição promotora de defesa social e cidadania o CBMRR realizou o atendimento de 2.630 pessoas, entre alunos, professores e servidores, por meio das atividades desenvolvidas pelo Projeto “Bombeiros na Escola”, que envolveu práticas sociais e comportamentais, voltadas para as temáticas de prevenção.

Foram feitas 15.120 visitas realizadas pela equipe de bombeiros do Projeto “Amigos do Peito”, que tem por finalidade realizar a coleta do leite materno para manter o estoque do Bando de Leite da Casa da Gestante, localizada no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, no bairro São Francisco.

A DPST (Diretoria de Prevenção e Serviços Técnicos) realizou 2.560 atendimentos ao público referente às atividades de perícia de incêndio, análise de projetos, vistorias técnicas, treinamento de brigada e palestras, bem como, outros serviços de prevenção atinentes a competência do CBMRR como prestador de serviços para a sociedade roraimense.

No ano passado a CBMRR registrou mais de 6 mil atendimentos telefônicos por meio do Canal de Emergência 193, que é o meio de comunicação em funcionamento 24 horas por dia, para atendimento as solicitações que envolvem os mais diversos serviços de bombeiros, tanto na Capital como no Interior do Estado.

ACI/DACRP/CBMRR