Bombeiros resgatam corpo no igarapé Caranã

Corpo boiou próximo da região onde havia desaparecido

10/10/2016 11:32    Acessos : 507

Corpo boiou próximo da região onde havia desaparecido

Por – Macksuel Lopes
Fotos: Divulgação

Militares do Corpo de Bombeiros resgataram no final da tarde desta quinta-feira, dia 06, o corpo de um homem que desapareceu na manhã da última quarta-feira (05) durante uma pescaria em uma praia localizada entre a foz do igarapé Caranã e o Balneário Cauamé.

Segundo informações de um amigo que estava em companhia do desaparecido, ambos tentaram atravessar o rio a nado para fazer um “pesqueiro” na outra margem quando o senhor, que não sabia nadar e havia ingerido bebida alcoólica submergiu. Após várias tentativas de voltar à superfície, o mesmo desapareceu completamente.

No inicio da tarde de quarta-feira, mergulhadores do CBMRR iniciaram as buscas que duraram até o final da tarde de ontem, quando o corpo do senhor foi encontrado.

Segundo o Tenente Emerson Lima, após o término das buscas no final da tarde de ontem, algumas pessoas avistaram um corpo boiando no igarapé próximo ao local onde as equipes estavam realizando as buscas e ligaram para o 193. “Imediatamente, retornamos ao local, resgatamos o corpo e acionamos a equipe do Instituto Médico Legal (IML)”, disse o Tenente.

“O trecho onde ocorreu o acidente está com largura de lâmina d’água entre 30 e 40 metros, mas apenas uns cinco metros apresentam profundidade superior a dois metros. Provavelmente o senhor caiu em um banco de areia”, destocou o tenente Emerson Lima.

AFOGAMENTOS
Somente neste ano de 2016, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima já resgatou oito corpos nos rios do Estado de Roraima. Os casos mais recentes foram o de um jovem de 16 anos que tentou atravessar o rio Cauamé e o de um senhor de 40 anos que desapareceu durante uma pescaria no rio Branco, ambos no mês de agosto. Nas duas ocorrências, os mergulhadores do CBMRR resgataram os corpos.

CAPACITAÇÃO
O Corpo de Bombeiros deu início a mais um curso para formação de mergulhadores autônomos. O treinamento terá durarão de seis semanas com carga horária de 270 horas/aula. 22 bombeiros de Roraima e um do Amazonas participam do treinamento. Todos os instrutores e monitores são do CBMRR e possuem certificação internacional.

O treinamento inclui atividades teóricas e práticas com a realização de simuladores de salvamento nos principais rios e lagos de Roraima. Depois de formados, os militares poderão atuar na busca, resgate e salvamento em profundidade de até 40 metros, com pouca ou nenhuma visibilidade.

Os militares que concluírem o curso serão certificados pelo CBMRR através da agência norte americana ERDI (Emergency Response Diving International).

ASCOM/DACRP/CBMRR