Corpo de Bombeiros dá início à Capacitação de Salvamento Aquático

Capacitação teve início na manhã desta segunda-feira com solenidade de abertura no auditório da APICS

06/12/2016 10:08    Acessos : 657

RAUSTMAN GONDIM

Fotos: Ascom-CBM

O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) deu início na manhã desta segunda-feira, 5, no auditório da Apics (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), a mais uma capacitação para bombeiros e militares do Exército Brasileiro.

A Capacitação de Salvamento Aquático terá duração de duas semanas e deve formar 35 guarda-vidas, sendo 24 bombeiros e 11 militares do Exército. As instruções teóricas e práticas serão realizadas em piscinas e balneários da Capital. O curso será ministrado no turno da tarde das 14 às 18h30, entre os dias 5 e 19 de dezembro. Nesse período, os alunos também passarão por um estágio de adaptação nos balneários de Boa Vista.

Os alunos aprenderão sobre natação utilitária, técnica de salvamento aquático, técnica de mergulho livre, instrução sobre materiais e equipamentos náuticos, atendimento pré-hospitalar, além do estágio operacional nos balneários.

Durante a solenidade de abertura do curso, o diretor de Ensino, Instrução e Operação, tenente coronel Gewrly Batista, apresentou alguns números envolvendo pessoas vítimas de afogamento no Brasil.

Segundo ele, no Brasil morrem em média 17 pessoas diariamente por afogamento e 75% desses casos são em locais com água doce. Somente em 2016, o CBMRR foi acionado 13 vezes para resgatar pessoas vítimas de afogamento.

“São números que não podemos deixar passar em branco. A população roraimense procura os balneários que são muito próximos da cidade e sempre está sujeita a certos riscos. Pretendemos capacitar o máximo possível de militares para prestar um serviço de qualidade à nossa população”, declarou o tenente coronel.

O diretor da Apics, coronel Rosael da Silva Dias, destacou a importância dos treinamentos ministrados pelo CBMRR e deu as boas-vindas aos alunos. “É salutar que sempre estejam acontecendo esses cursos por parte do sistema de segurança pública para capacitação de seu pessoal. Sejam bem-vindos à Academia”, disse.

Para o comandante geral do CBMRR, coronel Edivaldo Cláudio Amaral, essa capacitação vem para suprir uma grande demanda que há no Estado por serviços de guarda vida nos balneários. “Com essa capacitação teremos mais bombeiros aptos a atuar nos nossos balneários oferecendo um serviço com profissionais capacitados e preparados para atuar a qualquer momento”, destacou.